EXERCICÍOS SOBRE A REPÚBLICA VELHA
QUESTÃO 01
“Crianças de 9 a 14 anos trabalhavam comumente nas fábricas, recaindo sobre elas castigos físicos pesados. Crianças de cinco anos trabalhavam ocasionalmente nas indústrias e não escapavam de surras e castigos. Brincadeiras, conversas, vaias, ausências ao serviço, demora no banheiro eram consideradas faltas passíveis de punição, além da participação em greves, filiação aos sindicatos, erros no serviço, desobediência a quaisquer ordens e assim por diante. Não devemos nos espantar, portanto, de que as fábricas tenham sido freqüentemente comparadas a cárceres e prisões.”
(DECCA, Maria Auxiliadora Guzzo de. Indústria, trabalho e cotidiano: Brasil 1889 a 1930, p. 14)
A descrição do trabalho infantil aponta para um período da história do Brasil em que:
a) por falta de uma legislação trabalhista, as crianças eram submetidas a uma situação que remonta ao período da Revolução Industrial na Inglaterra.
b) apesar de haver uma detalhada legislação trabalhista, não havia o devido respeito por ela.
c) o esforço por uma legislação trabalhista que desfizesse a injustiça no ambiente de trabalho era a preocupação dos grandes proprietários industriais brasileiros desde de o final do século XIX.
d) a legislação trabalhista era rígida, mas dava amplos poderes aos empresários para que pudessem abusar da sua mão-de-obra.
e) as crianças eram vistas como uma força de trabalho indisciplinada, o que justificava a forma como eram tratadas enquanto os adultos eram respeitados no trabalho.
QUESTÃO 02
O messianismo desenvolveu-se em áreas rurais pobres que reagiram à miséria.
Sobre esses movimentos podemos afirmar:
a) o resultado político, na prática, foi nulo, já que se restringiam ao seu aspecto religioso.
b) seus componentes básicos eram: religiosidade moderada e projeto político bem definido em torno da idéia de revolução proletária.
c) a região Nordeste, devido à miséria, foi palco exclusivo desses movimentos.
d) o pensamento marxista esteve presente nesses movimentos que consagraram a práxis da luta de classes.
e) seus componentes básicos eram: religiosidade e sentimento de revolta contra, a opressão e as injustiças da República dos Coronéis.
.
QUESTÃO 03
A República no Brasil começou em 1889 com a proclamação liderada pelo líder Marechal Deodoro da Fonseca. Sobre o golpe republicano é correto afirmar que:
a) foi um movimento organizado por membros da elite militar sem a adesão de outros setores da sociedade.
b) foi um movimento que teve como principal objetivo aumentar o poder da nobreza imperial, visto que foram mantidos seus privilégios.
c) foi um movimento voltado à implantação de uma República popular que procurou integrar todos os membros da sociedade de forma harmônica.
d) foi um movimento liderado pelos militares apoiado da elite agrária.
e) foi um movimento liderado pela elite agrária cafeeira que conduziu sozinha todo o processo republicano
QUESTÃO 04
"Antônio Conselheiro não se entregou nem foi morto pelas tropas do governo. Morreu de diarréia. A burguesia amarela quando falo que vou fazer uma nova Canudos."
(José Rainha do MST, Veja, junho de 2003.”)
Assinale a alternativa que faz a referência correta à frase e ao seu autor.
a) Antônio Conselheiro foi o líder do movimento do Contestado e José Rainha do Movimento do Sem Terra que prega a Reforma Agrária.
b) Antônio Conselheiro liderou milhares de homens no sertão da Bahia na defesa do vilarejo de Canudos e José Rainha do MST defende acesso à terra a todos.
c) José Rainha defende que o Movimento dos Sem Terra deve apoiar um modelo de desenvolvimento neoliberal como Antônio Conselheiro fez no passado.
d) José Rainha pregou uma revolução de caráter socialista em toda a América Latina e Antônio Conselheiro queria uma sociedade igualitária de direita.
e) Os ideais de Antônio Conselheiro de criar uma sociedade a partir de uma burocracia estatal pode ser percebido no discurso de José Rainha.
QUESTÃO 05
O início da República é marcado por algumas inovações, entre elas está a nova Constituição de 1891 que trazia como mudança:
a) a implantação de um regime de natureza parlamentarista.
b) a implantação do sistema de padroado.
c) a substituição do esquema de organização eleitoral censitário geral para um sistema eleitoral censitário apenas para candidatos.
d) a retirada do voto censitário e o fim do padroado.
e) a criação de um sistema federativo baseado na total autonomia dos Estados.
Nenhum comentário:
Postar um comentário