21/04/2009

Índios- Legião Urbana

13 comentários:

  1. O video mostra os portugueses tentando passar a perna nos índios, lhes dando produtos quase sem valor em troca das riquesas do Brasil e de sua mão-de-obra, eles também tentaram convencer os índios através da palavra que eles eram amigos e por isso eles deviam ser ajudados. Mas mesmo assim os portugueses não estavam satisfeitos com tudo que tinham pegado de nós e tentaram pegar mais riquezas dos índios, mas eles dessa vez não aceitaram pois haviam se tocado que estavam sendo passados para trás, então os portugueses começaram a atacar, matar e escravizar os índios para conseguir mais e mais riquezas.
    Em resumo os índios acreditavam que todos eram iguais a eles, ou seja, amigos de todos, mas estavam errados e infelizmente perceberam um pouco tarde demais e os portugueses ja tinham levado boa parte de nossas riquezas e tinham matado muitos índios!

    Mário Lúcio Ferreira da Silva
    1º Ano E.M.

    ResponderExcluir
  2. Nicole Caren Miranda24 de abril de 2009 às 11:15

    A música mostra realmente o que os índios sofreram com a chegada dos portugueses; eles foram manipulados pelos navegadores, pensaram que todos eram inocentes e não queriam nada; a maioria foi morta, e hoje a nossa geração sofre com tudo isso; as atitudes do passado, revelam o mundo hj. Infelizmente o índio entregou toda a nossa riqueza aos portugueses, em troca de espelhos e outras coisas mais. Concluindo, os índios eram felizes, até a sua terra ser 'descoberta' por estranhos e eles perceberem que o mundo era feito de 'interesses'.

    Nicole Caren Miranda

    ResponderExcluir
  3. A musica Índios do Legião Urbana nos mostra como os Índios eram convencidos por poucas coisas eles davam o que nem tinham e recebiam espelhos.
    A musica também traz em sua letra como os portugueses desrespeitaram as tradições indígenas impondo seus DEUSES e lutando contra os inocentes Índios derramando o seu sangue sem menos saber por quê.

    MATHEUS MIRANDA FONSECA

    ResponderExcluir
  4. Quando os portugueses chegaram ao Brasil, nao tinham interesse no nosso pais, mas ao ver q tinhamos muitas riquezas surgiu um grande interesse.Fizeram os indios de bobos trocando espelhos por pau-brasil, mas os indios nao perderam so pau-brasil. Perderam tambem sua cultura e muitos de seus povos morreram nas maos dos portugueses.A musica, o video e a historia confirmam a mesma coisa:"Que os indios foram atacados, mesmo sendo inocentes, e ainda perdendo a sua grande e rica cultura!"

    João Vitor Moura Rodrigues
    1ª Serie E.M.

    ResponderExcluir
  5. Acho que os Portugueses fizeram os Índios de bobos,quando chegaram em nosso país,dando a eles espelhos em troca do Pau-Brasil.Como na música disse,os índios foram atacados por serem inocentes,assim foram perdendo suas culturas,e muitos índios.Concluindo,os índios foram desprezados e massacrados,e ainda por cima perdendo sua identidade cultural.


    Bárbara Gonçalves Dôco.
    1ºSérie do E.M.

    ResponderExcluir
  6. A música fala da chegadas dos portugueses na visao indigena. Os índios se assustaram e em troca de espelhos entregavam ouro e pau-brasil. Muitos indios morreram por causa do virus da gripe, que os portugueses possuiam ou em guerras. Os indios nao entendiam o motivo de só acreditar em um Deus, pois eles possuiam vários, houve um choque de cultura e os portugueses passaram a ser respeitados e odiados pelos indios.

    ResponderExcluir
  7. É interessante o modo com que o vídeo e a letra da música falam dos índios, da maneira como que tais foram convencidos pelos portugueses. Ela mostra a época em que os portugueses trocavam espelhos pelas riquezas do nosso país, mostra a violência cultural dos portugueses com os índios ao fazê-los acreditar que não havia vários deuses e sim, apenas um. Enfim, é legal a maneira com que o vídeo mostra a realidade vivida pelos índios. (Carlos Eduardo Tavares Duarte - 1º Ano Ensino Médio/IMAM)

    ResponderExcluir
  8. No vídeo acima mostra uma história contada por um índio,onde ele procura mostrar tudo o que aconteceu e tudo o que ainda acontece em sua vida desde a vinda dos portuguese até nos dias de hoje.
    Eles sonham em ter de volta todo o ouro que entregaram para os portugueses e pelo menos uma vez poder explicar o que ninguém consegue entender.Ele sonha em viver em paz nas suas tribos sem ser atacado por seres que depois dizem ser inocente.E ele conta também o que os portugueses fizeram,ou seja como os portugueses passaram eles para trás trocando o Pau-Brasil por um simples objeto que é o espelho.
    E para lembrar que desde que os portugueses chegaram no Brasil os índios começaram a serem explorados.Bárbara Pereira

    ResponderExcluir
  9. O vídeo mostra muito bem o que os portugueses fizeram com os índios, se aproveitando da inocência dos índios, trocando objetos desconhecidos, pelas riquezas que sua terra possuia, fazendo com eles acreditassem que aquilo seria bom e o certo, transformando a vida dos índios, acabando com um povo e sua cultura.O índio foi castigado sem saber e não podia fazer nada.E hoje é fácil de perceber as conseqüências disso tudo,o índio já não é mais reconhecido como o verdadeiro índio e a falta que faz todas as riquezas que nosso pais possuia.
    Paula Oliveira Lacerda 1° ano ensino medio IMAM

    ResponderExcluir
  10. os indios foram convencidos de que a troca do ouro por objetos que para eles eram
    novidade, era uma prova de amizade. E quanto mais os portugueses pegavam
    mais eles precissavam. E como os religiosos portugueses pareciam os religiosos
    indigenas os indios aprenderam sua cultura de que existia apenas um deus e nao varios
    como eles acreditavam e que esse mesmo deus foi morto pelo proprio homem.
    Arthur 1 EM

    ResponderExcluir
  11. A musica Índios do Legião Urbana nos mostra como os Índios eram convencidos por poucas coisas eles davam o que nem tinham e recebiam espelhos.
    A musica também traz em sua letra como os portugueses desrespeitaram as tradições indígenas impondo seus DEUSES e lutando contra os inocentes Índios derramando o seu sangue sem menos saber por quê.

    Thalles H do 7º ano

    ResponderExcluir
  12. o indio era livre para fazer o que vinhese na cabeça.sem se preucupar com o tempo,quando os portugueses chegaram,fizeram trocas como pano de chão pelo o pau brasil,antes dos portugueses chegar os indios nem sabiam que eram indios!(julia stefhani 7 ano)

    ResponderExcluir
  13. Na realidade não foram os portugueses que descobriram o Brasil, e sim os Indios. Os Portugueses exploraram o Brasil.Isto é Fato.

    ResponderExcluir