REVOLUÇÃO INGLESA
1- EXPLIQUE os fatores responsáveis pelo equilíbrio das relações políticas entre a dinastia Tudor e os grupos influentes.
2- EXPLIQUE o fator que determinou a limitação do poder reis e diversificação da composição do Parlamento na Inglaterra.
3- ESTABELEÇA os fatores que geraram constantes atritos entre os Stuarts e o Parlamento.
4- Construa um pequeno texto caracterizando a Revolução Puritana
5-“Em 1628, o Parlamento inglês exigiu do rei o juramento da Petição de Direitos (primeiro Bill of Rights), sob pena de não votarem mais a aprovação de novos impostos. A Petição de Direitos garantia o cidadão contra detenções arbitrárias e tributos ilegais, reafirmando, na realidade, o conteúdo da Magna Carta. Carlos I cedeu, jurando e assinando a Petição, recebendo a aprovação dos impostos que pretendiam aplicar. Em seguida, dissolveu o Parlamento. Enganados, os parlamentares nada puderam fazer, passando mais 11 anos em recesso.
Em 1637, Carlos I empenhou-se em anglicanizar a Igreja Presbiteriana escocesa. A resposta foi violenta: os escoceses reagiram e invadiram o norte da Inglaterra.”
a) A partir do exposto, explique a Revolução Puritana de 1642.
b) “(...) Antes éramos governados por um rei, lordes e comuns, agora somos por um general, uma corte marcial e a Câmara dos Comuns, e peço que digas onde está a diferença! (...)”
(Panfleto Leveller. In: HILL, Cristopher. O mundo de ponta-cabeça. São Paulo, Companhia das Letras, 1991).
Identifique e caracterize o contexto histórico da declaração acima.
a) Explique a Revolução Gloriosa (1688-1689) tomando como referência a questão religiosa.
b) Identifique duas (2) conseqüências da Revolução Gloriosa para a Inglaterra.
Heyyy''Fazendu o dever tenhu que copiar com o dedo todo dolorido ''-.- Pq seraa né??Começandop aqui!
ResponderExcluir