03/02/2009

Qual a melhor forma de governo?


Democracia

Democracia é um sistema de governo onde o poder de tomar importantes decisões políticas está com o povo. Para usar uma frase famosa, democracia é o "governo do povo para o povo". Democracia se opõe às formas de ditadura e totalitarismo, onde o poder reside em uma elite auto-eleita.

Democracias podem ser divididas em diferentes tipos, baseado em um número de distinções. A distinção mais importante acontece entre democracia direta (algumas vezes chamada "democracia pura"), onde o povo expressa sua vontade por voto direto em cada assunto particular, e a democracia representativa (algumas vezes chamada "democracia indireta"), onde o povo expressa sua vontade através da eleição de representantes que tomam decisões em nome daqueles que os elegeram.

Outros itens importantes na democracia incluem exatamente quem é "o Povo", isto é, quem terá direito ao voto; como proteger os direitos de minorias contra a "tirania da maioria" e qual sistema deve ser usado para a eleição de representantes ou outros executivos.

Socialismo

Socialismo é um modo de produção (forma determinada em um dado momento histórico da humanidade de produzir-se a vida, suas variações significam formas diferentes de relação homem-natureza e homem-homem).

As múltiplas variantes de socialismo partilham uma base comum que é a transformação do sistema econômico, baseado na propriedade privada dos meios de produção, numa nova e diferente ordem social. Para caracterizar uma sociedade socialista, é necessário que estejam presentes os seguintes elementos fundamentais: propriedade social dos meios de produção, o monopólio do comércio exterior e pela planificação econômica.

Anarquismo

Anarquismo é geralmente identificado como caos ou "bagunça" por ser uma doutrina política que defende a abolição de qualquer tipo de governo formal, mas na verdade, não é bem isso: etimologicamente esta palavra é formada pelo sufixo archon, que em grego significa governante, e an, que significa sem. Ou seja, anarquismo significa ao pé da letra "semgovernante". A principal idéia que rege o anarquismo é de que o governo é totalmente desnecessário, violento e nocivo, tendo em vista que toda a população pode voluntariamente se organizar e sobreviver em paz e harmonia.

A proposta dos anarquistas é contraditória ao sistema capitalista, mas não deve ser confundida com o individualismo, pois como já foi dito, está fundamentada na cooperação e aceitação da realidade por parte da comunidade. De acordo com os principais pensadores anarquistas, o homem é um ser que por natureza é capaz de viver em paz.

Comunismo

O Comunismo é um sistema econômico que nega a propriedade privada dos meios de produção. Num sistema comunista os meios de produção são socializados, ou seja, a produção da sociedade é propriedade da mesma.

No seu uso mais comum, o termo comunismo refere-se à obra e às idéias de Karl Marx e, posteriormente, a diversos outros teóricos, notavelmente Friedrich Engels, Rosa Luxemburgo, Vladimir Lenin,entre outros. Uma das principais obras fundadoras desta corrente política é "O Manifesto do Partido Comunista" de Marx e Engels.

A principal característica do modelo de sociedade comunal proposto nas obras de Marx e Engels é a da abolição da propriedade privada, e a consequente orientação da economia de forma planeada, embora algumas vertentes do socialismo e do comunismo, identificadas como anarquistas, defendam um socialismo baseado na abolição do estado. Tornam-se mais visíveis as diferenças entre estes grupos quando se sabe que a primeira Associação Internacional dos Trabalhadores (AIT) terminou como resultado da cisão entre Marxistas (que acreditavam na necessidade de tomar o poder do Estado para realizar a Revolução) e Bakuninistas (que acreditavam que não haveria Revolução a menos que o Estado fosse abolido em simultaneo com o capitalismo).

Neoliberalismo

Corrente de pensamento político que defende a instituição de um sistema de governo onde o indivíduo tenha mais importância do que o Estado (minarquia), sob a argumentação de que quanto menor a participação do Estado na economia, maior é o poder dos indivíduos e mais rapidamente a sociedade pode se desenvolver e progredir, para o bem dos cidadãos.

Tal concepção se caracteriza pela valorização da competição entre as pessoas, à permissão de todos para venderem o que produzem, num mercado mais amplo possível; a sociedade que decide o seu nível de consumo ou quanto poupa para a sua velhice; da família que se preocupa com sua a saúde escolhendo os seus próprios médicos ou os professores do seus filhos; além da competição econômica em escala mundial como elementos reguladores e promotores de eficiência.

A filosofia neoliberal acredita que a desigualdade é uma consequência da falta de liberdade que o Estado impõe, ao retirar uma percentagem considerável do vencimento sob a forma de impostos para custear o Estado. Isso acontece, por exemplo, no caso de um jovem que precisa contribuir desde o início de sua carreira para a Segurança Social. Segundo a doutrina liberal, a opção de decidir se se poupa ou não para a aposentadoria futura, caberia ao próprio indivíduo.

A doutrina Neoliberal, prega ainda o estímulo da economia por meio da criação de empresas privadas, apoiando também a redução da tributação sobre a renda, além da respectiva carga fiscal.

Então, qual você acha melhor?

52 comentários:

  1. dentre as três eu acho melhor o socialismo

    ResponderExcluir
  2. Bem... Achei o neoliberarismo interessante, porem meio complexo e ainda tenho de aprender um pouco mais sobre ele, mas na duvida creio que a Democracia seria a melhor opçao para um pais emergente como o nosso, desde que ela seja executada de forma correta...


    Joao Vitor

    ResponderExcluir
  3. para um mundo que nos vivemos atualmente a melhor escolha seria a Democracia

    ResponderExcluir
  4. acho a melhor forma a democracia porque nós escolhemos quem queremos,

    ResponderExcluir
  5. Acho o socialismo a melhor forma de governo, pois é mais justa, e melhor se governa um país quando é usada. Um exemplo de excelente país socialista é Cuba.

    ResponderExcluir
  6. Achei a Democracia mais interessante, pois nós mostra o quanto o povo está relacionado com as decisões políticas como diz no texto:democracia é o "governo do povo para o povo". A Democracia direta para as pessoas se torna melhor porque elas vão poder ter suas opiniões e seu modo de pensar. Já a Democracia indireta é quando as pessoas escolhem quem irá governar ou seja estar no poder, substituindo o povo.
    Mas na minha opinião a Democracia é o certo!

    ResponderExcluir
  7. Acho que nosso país deve continuar com a democracia, porque nela temos o direito de escolher através do nosso voto quem irá nos representar. Esse tipo de governo ainda precisa ser aprimorado e isso só ocorrerá quando a sociedade tomar conciência, que o voto é muito importante.

    ResponderExcluir
  8. Joao Marcos: na minha opinião a melhor forma de governo e a neoliberarismo,porque nesse governo as pessoas podem discutir entre-si para eles corrigirem o que esta errado.

    ResponderExcluir
  9. Achei a democracia o mais correto, porque sempre quem decide é o povo e todas as decisões tomadas, primeiramente as pessoas falam suas opiniões e então a decisão será posta em obra.Um grande exemplo que eu acho ótimo é o voto, pois esse é um assunto muito importante e quem manda é o povo!
    Para mim democracia é o melhor pois é o "governo do povo para o povo"

    ResponderExcluir
  10. Achei a democracia o mais correto, porque sempre quem decide é o povo e todas as decisões tomadas, primeiramente as pessoas falam suas opiniões e então a decisão será posta em obra.Um grande exemplo que eu acho ótimo é o voto, pois esse é um assunto muito importante e quem manda é o povo!
    Para mim democracia é o melhor pois é o "governo do povo para o povo"

    ResponderExcluir
  11. Achei a democracia o mais correto, porque sempre quem decide é o povo e todas as decisões tomadas, primeiramente as pessoas falam suas opiniões e então a decisão será posta em obra.Um grande exemplo que eu acho ótimo é o voto, pois esse é um assunto muito importante e quem manda é o povo!
    Para mim democracia é o melhor pois é o "governo do povo para o povo"

    ResponderExcluir
  12. Joao Marcos : na minha opiniao a melhor forma de governo e o neoliberarismo por que nesse governo as pessoas podem impor suas opinioes.

    ResponderExcluir
  13. Eu acho que a melhor Forma de governo e a democracia Porque ai o povo pode fazer seu proprio governo.

    ResponderExcluir
  14. Na minha opinião o melhor modo de governo é a democracia.Pois é onde as pessoas podem se expressar e decidir o melhor pra si proprio

    ResponderExcluir
  15. O melhor modo de governo para mim é a democracia pois permite que as pessoas se expressem por meio do voto.

    ResponderExcluir
  16. Escolho a democracia!Ela é uma das formas para poder ter uma política apropriada para o Brasil!Só que precisamos também ter as escolhas certas e confiaveis, precisamos tbm de cultura,para sempre elergemos canditados que fazem a diferença no nosso país!

    ResponderExcluir
  17. Como diz o joao vitor , eu me interessei bem no Neoliberalismo, pois apesar de nao conhece-lo muito bem, tive uma noçao que é um meio de conviver interessante.
    Mais continuo com o Davi e Ele.
    Democracia
    Devido a maior liberdade de opiniao e em relaçao a eleições , etc ... a questão do voto , que em relação a nosso país acho mais apropriado.
    Ta ai. Essa é a minha opnião a respeito dessas formas de governo.. E tambem achei o anarquismo uma péssima forma de governo .. porque eu penso que assim um país vive igual Presos vivem

    ResponderExcluir
  18. Como o Joao Vitor falo axo o Neoliberalismo interessante,mais ainda vamos aprender mais aprofundado sobre isso.Mais a Democracia seria melhor,pq a democracia e o povo qm faz,mais ela sendo utilizada de forma certa !

    Maria Clara Viana

    ResponderExcluir
  19. é logico que a democracia a melhor forma de governo nos dias de hoje!

    ResponderExcluir
  20. na minha opinião a democracia seria a melhor escolha!

    ResponderExcluir
  21. para um país como a nosso acho que a democracia é a melhor escolha

    Julia D.

    ResponderExcluir
  22. Bem,nos dias de hoje para nós que vivemos em um país como o Brasil a forma de governo mais interessante na minha opinião seria possivelmente a democracia desde que seja regida corretamente e de forma igualitária.

    ROBERTA

    ResponderExcluir
  23. Na minha opinião a melhor forma de governo é a democracia pois o povo quem elege apostando quem sera o melhor para o país.

    Ana Luiza

    ResponderExcluir
  24. Eu acho que a democracia é a melhor forma de governo, pois o povo pode eleger um representante, que estara nos representando.O governo é do povo.

    ResponderExcluir
  25. Maria Luiza

    Eu achei todos interessantes,mas,a Democracia é melhor para o mundo

    ResponderExcluir
  26. Para um país como o nosso seria melhor a democracia .

    ResponderExcluir
  27. Na minha opinião a melhor forma de se governa um país sem dúvida nenhuma é a Democracia onde todos participam através do voto escolhendo quem ira representa-lós.

    ResponderExcluir
  28. Na minha opinião a melhor forma de se governar é a Democracia,porque somente através dela o povo pode participar das decisões importantes do seu país.

    Pedro Rezende

    ResponderExcluir
  29. Na minha opinião a melhor forma de se governar é a Democracia,porque somente através dela o povo pode participar das decisões importantes do seu país.

    Pedro Rezende

    ResponderExcluir
  30. Concordo com a maioria das pessoas a democracia é a melhor até pelo fato das pessoas julgarem o que vai ser melhor para o Brasil atravez da liberdade de expressão.

    Júlia C .

    ResponderExcluir
  31. Acho a melhor forma de governo a democracia indireta, pois a pessoas q o povo elege tem o conhecimento geral sobre tudo para poder exigir algo para nós

    ResponderExcluir
  32. Na minha opnião a melhor forma de governo é a democracia porque o povo tem direito de expressar a sua opnião,participar e dizer o que e bom e ruim para o nosso pais

    "A voz do povo é a voz de Deus"

    ResponderExcluir
  33. Pra min a melhor forma de governo e o Socialismo . . . Pois todas as pessoas tem as mesmas coisas, ninguel tem mais que o outro, e nao a miseria pois tudo e bem dividido igualmente, vai haver igualdade social.Ja o capitalismo a desigualdade que passa fome sempre caira e passara fome, ja os Ricos crescem cada vez mais.

    Thalles Henrique

    ResponderExcluir
  34. Penso que a melhor forma de governo é o "Capitalismo", ninguem vive sem capital (capital é nossa comida , nossa fonde de sustento).

    ResponderExcluir
  35. Eu penso que a melhor forma de governo seria o anarquismo, pois, nela a sociedade vive em harmonia sem divergencias sociais e o mais importante, ninguem precisa dizer nada para que ajam assim. :)

    ResponderExcluir
  36. Bom, não totalmente por meu tema ser capitalismo mas ao meu ver ela é a melhor forma de governo pois ele traz desenvolvimento na sociedade e ele traz maleficios pois nada é perfeito a sociedade não é perfeita e não consegue ser anarquista.
    Igor 8º ano / 7ª serie

    ResponderExcluir
  37. Para mim a melhor forma de governo é o Neoliberalismo,pois e esta forma que faz o nosso país crescer economicamente,o melhorando em varias coisas,e tambem nos da direito a comprar coisas da nossa nescessidade.

    Mateus

    ResponderExcluir
  38. Eu acho que a melhor forma de governo é o capitalismo,porque todos são livres para por o preço que quiser em suas mercadorias

    ResponderExcluir
  39. Na minha opinião a melhor forma de governo é o capitalismo porque cada um tem uma noção diferente ao colocar o preço em alguma mercadoria.

    ResponderExcluir
  40. Eu acredito que a melhor forma de governo seja o capitalismo pois temos o direito de colocar o preço que quiser nas mercadorias que nos vendemos.

    ResponderExcluir
  41. Capitalismo/Neoliberalismo. apesar de todas as suas críticas, é um sistema que realmente dá certo, onde você tem a liberdade de crescer, tem liberdade de expressão e estímulos para se desenvolver. Com o apoio de uma boa administração o capitalismo pode se muito bom para um país.

    ResponderExcluir
  42. Pra mim a melhor forma de governo é o socialismo, por ser um governo que visa uma sociedade igual pra todos; apesar de ser mais viável o capitalismo.

    Carine

    ResponderExcluir
  43. Thales lacerda de castro31 de maio de 2010 às 14:31

    Socialismo , pois é uma forma de governa diferente das outras , porque ele preserva a igualdade , sem contar que as pessoas terão uma qualidade de vida melhor

    ResponderExcluir
  44. Socialismo , pois é um modelo que preserva a igualdade e a fraternidade em uma nação . Assim tendo melhor indice de desenvolvimento THALES LACERDA

    ResponderExcluir
  45. a melhor forma de governo é o capitalismo,pois é aparte dele que o mundo si desenvolve e aumenta a concorrência entre os comercios e o desenvolvimento de novas tecnologias,colocando assim o mundo para trabalhar

    ResponderExcluir
  46. Para mim a melhor forma de governo é o capitalismo, pois alem dos outros sistemas foram tentativas frutadas para uma sociedade que nao se é possivel adequar a eles, o capitalismo é o unico quem promove a liberdade para crescimento do individuo em meio a sociedade independentemente de qual classe social ele nasceu e pertence,e é tambem em prol do desenvolvimento tecnologico, economico e medico, fazendo assim com que seja tambem o caminho mais democratico a ser seguido pelo homem.

    ResponderExcluir
  47. No meu ponto de vista a melhor forma de governo é a democracia, pois assim o povo decide o que é melhor para o país.

    ResponderExcluir
  48. Na minha opinião a melhor forma de governo é o socialismo,por ele visar a igualdade social de todos, e mostrar a para as pessoas que uma precisa do outro para sobreviver.E também por o governo e a população sempre quererem evoluir,buscando o melhor de todos ,para uma sociedade melhor.
    Rogério 8 ano

    ResponderExcluir
  49. Socialismo, pois ele prega que todos sejam iguais independente de sua etnia ou seja, todos recebem o mesmo tanto.Todos têm o mesmo direito.Ele fala que todos tem importância na sociedade.

    Ramon 8 ano

    ResponderExcluir
  50. Capitalismo. Pois através dele aumenta a concorrencia, gerando assim maior número de empregos e melhor qualidade de produtos, alem da maior liberdade de escolha das pessoas , podendo assim cada um receber o que lhe e de direito .

    ResponderExcluir
  51. Rafael: Na minha opiniao eu queria um governo comunista democratico de semi-direita.Quero falar porque odeio o capitalismo.O capitalismo destroi a sociedade a cada minuto que passa, poucas pessoas enriquecem com a exploraçao de muitas e essa muitas pessoas exploradas ficam pobres a cada minuto.queria támbem uma forma de governo que valoriza-se a educaçao e segurança do povo.

    ResponderExcluir
  52. comunismo democrático de semi-direita. seria melhor forma para o brasil.espero que algum dia a ganância do homem de querer mais acabe, e ele vire alguma criatura inteligente e uma que faz as coisas sem pensar

    ResponderExcluir